top of page

O que fazer em caso de alerta de furacão durante a viagem em Orlando?

  • Charles
  • 6 de out. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de out. de 2024

Imagem ilustrativa de uma tempestade com uma placa de alerta "Hurricane Warning"
Imagem ilustrativa

Sei que estive sumido nas últimas duas semanas, mas enquanto estava escrevendo um post sobre os parques da Universal e Sea World, decidi deixar salvo nos rascunhos para que pudesse falar um pouco sobre outro assunto importante. Se você segue perfis sobre Disney e Orlando, provavelmente viu na últimas duas semanas notícias relacionadas a furacão Helene atingindo o Estado da Flórida. E hoje, mais um alerta atinge a região por conta da tempestade tropical Milton, que passou para a categoria 1 de furacão.


No dia 26 de Setembro de 2024, o furacão Helene passou para a categoria 4 e tocou o solo na costa oeste da Flórida, deixando um rastro de destruição. Mas calma, a ideia não é transformar este post num noticiário, ou coisa parecida. E sim, compartilhar como foi quando recebemos um alerta de furacão no meio das compras e, quem sabe, te ajudar com um pouco de informação para que saiba o que fazer caso vivencie algo parecido.


Imagem do noticiário da ABC News que mostra o mapa da Flórida e os impactos do furacão Helene.
Impacto do furacão Helene no final de setembro de 2024. Reprodução ABC News

Todo ano, entre junho e novembro, a Flórida passa por esta temporada de furacões e tornados que, infelizmente, ainda causam fatalidades e muita destruição. Mas se você respeitar os alertas e seguir os protocolos estabelecidos, as chances de algo acontecer com você ou sua família são baixas. Até porque, a cidade de Orlando, especificamente, está localizada mais para dentro do continente. Então a maioria dos furacões perdem força até chegarem na cidade e a atingem como uma tempestade tropical. Por isso os parques continuam em pé, e em constante expansão. Mas é sempre bom ficarmos alertas e acompanhar as notícias. Especialmente se a sua viagem está marcada para os próximos dias.


Até porque, a tempestade Milton ganhou força nos últimos dias, passou de uma tempestade tropical para furacão de categoria 1 e está com previsões preocupantes para os próximos dias. Diferente do furacão Helene, que passou em solo em sua maior parte na costa oeste e atingiu Orlando como uma tempestade tropical, o Milton está a rota prevista no sentido de costa a costa. Ou seja, dessa vez poderá passar mais perto de Orlando do que há duas semanas atrás.


Rota estimada do furacão Milton para os próximos dias em outubro de 2024. Reprodução Mapbox
Rota estimada do furacão Milton para os próximos dias em outubro de 2024. Reprodução Mapbox

Sei que pode parecer assustador. E sempre que vejo essas notícias de tempestade na Flórida, me lembro da viagem de Junho de 2019. Era um dia do roteiro que eu e a Bruna separamos para compras. O dia começou super tranquilo. Um dia nublado, mas nada que apontasse uma tempestade. Então, resolvemos ir para a Ross comprar algumas roupas. Ficamos mais ou menos duas horas lá, e nos encaminhamos para o caixa. Até que de repente, vários celulares, inclusive o meu, começam a tocar um alarme muito alto. Quando fui ver, era um alerta de furacão com a recomendação de buscar abrigo imediatamente. E viro pra Bruna, preocupado, pensando em deixar as compras para correr até o carro e voltar para o hotel. Mas quando olho em volta, para os funcionários, todos simplesmente olharam o alerta, e voltaram a trabalhar. Talvez não tenha sido prudente eu ter seguido esse exemplo, mas confesso que nos tranquilizou. Pagamos as compras e fomos para o carro tranquilamente.


Print screen da tela de notificação de um iPhone com o alerta de emergência de furacão.
Alerta de emergência que recebi no celular enquanto estava na fla da Ross.

No caminho para o hotel pegamos uma chuva muito forte, com visibilidade muito reduzida. Quando chegamos no hotel, perguntamos para a recepção sobre o alerta de furacão e se tínhamos que seguir algum protocolo. A resposta que recebemos (com um sorriso) foi que não precisávamso nos preocupar. Sempre imaginei que fosse ouvir: "Fique longe das janelas, e se abriguem na banheira.". No final, foi só uma tempestade forte. No dia seguinte, tudo voltou ao normal.


Imagem que mostra uma tempestade ao horizonte em um estacionamento de uma loja.
Essa foi a visão que tivemos do horizonte logo depois que saímos da Ross


Na viagem de setembro de 2022, não chegamos a pegar nenhum alerta de furacão. Mas na televisão, hora ou outra aparecia um teste de sinal de emergência, no melhor formato dos filmes apocalípticos. Aquele tom contínuo, com a mesma mensagem fixa em todos os canais.


Vale lembrar que o alerta no celular só vai funcionar se você estiver com um chip ou sinal de roaming ativado. Se você for no modo full-low-budget e pretende viver só de sinais wi-fi, não vai receber o alerta. Mas relaxa, que com certeza alguém do seu lado vai receber.


Sei que não sou nenhum floridense, expert em furacões e tempestades, e nem especialista de sobrevivência. Mas se eu puder dar algumas dicas, essas seriam:


  1. Chegando em Orlando, já compre água engarrafada. A água nos EUA é muito barata. É comum você encontrar no Walmart fardos de 30 garrafas de água filtrada por 5 dólares, ou até menos. E toda vez que vou para Orlando, a primeira compra é sempre água.

  2. Respeite os alertas. Se você recebeu um alerta no celular, ou viu na televisão, respeite. Revise seu roteiro e priorize ficar abrigado no hotel. Caso o cenário se agrave, busque os funcionários e pergunte sobre algum abrigo.

  3. Segurança em primeiro lugar. Se receber o alerta enquanto estiver fora, não faça como eu fiz, de pegar o carro e tentar voltar para o hotel. Opte por ficar abrigado onde você estiver.


E o que acontece com os parques temáticos?


Lembra que falei que os parques estão preparados para este tipo de situação? Pois é. Nessa época do ano, os parques ficam monitorando constantemente o sistema de previsão do tempo. Qualquer sinal de agravamento da tempestade, seja de rota ou de intensidade, os parques anunciam seus fechamentos. Normalmente, se um fecha, todos fecham. É raro, mas acontece com certa frequência.


E nesses casos, a Disney, especificamente, oferece flexibilidades de reembolso ou remarcações, caso você não consiga remarcar sua visita. Não sei ao certo como os outros parques se comportam, mas acredito que seja na mesma linha.


Mas vale lembrar que não é em todo furacão ou tempestade que eles fecham. Só aqueles que ameaçam causar grandes efeitos perto da cidade. Na menor chance de perigo, os parques suspendem suas operações.


Não sei se já aconteceu de uma tempestade atingir a cidade e os parques estarem abertos. Mas não duvido que os parques tem um protocolo especial para isso. Por exemplo, na Disney do Japão, quando ocorre um terremoto (o que é muito mais difícil de prever), os cast members são orientados a colocar todos os visitantes na área externa e em posição de segurança. Inclusive os cast members que estão fantasiados.


Vídeo reproduzido do Youtube do perfil @shanghai3893


Fiquem seguros


Se você tem uma viagem marcada para a próxima semana, fique em alerta e atento às notícias. Principalmente sobre os voos e os parques para que possa ajustar o seu roteiro. E se pretende ir para Orlando entre Junho e Novembro, não precisa ficar assustado ou evitar estes meses. As tempestades que fecham a cidade são raras, e a cidade está preparada para isso.


É isso, gente. Espero que tenha conseguido ajudar um pouco sobre esse tema assustador. E se chegar um furacão, fique longe de janelas e se abrigue na banheira.


Fique a vontade para deixar a sua dúvida nos comentários, que terei o maior prazer em responder!


Obrigado por terem lido até aqui!

E até o próximo post!


Cadastre-se na newsletter ou aperte CTRL+D para salvar este blog nos favoritos para não perder nenhum post.

 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados @ 2024 Você em Orlando

Inscreva-se para receber atualizações do blog

bottom of page